domingo, 1 de novembro de 2009

Comme d'habitude...

Ontem fiquei a aprender mais umas coisas com o Maestro António Vitorino d'Almeida!

Se já o admirava, posso dizer que desde ontem que para além da subtileza e da leveza com que se passeia pelas teclas do piano, que vejo no Maestro um excelente entertainer!

A brincar, com o seu ar de avozinho, vai-nos ensinando lições que dificilmente esqueceremos... como os avózinhos!

Eis uma das coisas que aprendi...
Comme d’habitude é uma canção composta em 1967 por Claude François e Jacques Revaux, com letra de Claude François e Gilles Thibaut.

Intitulada inicialmente For Me e com letra em inglês, e após ter sido recusada por diversos artistas, entre os quais Michel Sardou, a canção é aceita por Hervé Vilard. Contudo, com o acordo deste último, o compositor Jacques Revaux, que desejava trabalhar com Claude François, apresenta-a a este. A obra é retocada por Claude François, que lhe insere o tema da vida quotidiana de um casal que tinha horários desencontrados e uma grande dificuldade em se ver (provavelmente também em se vir - não estou a ser perversa - mas esta parte apenas será compreendida por quem assistiu ao recital) se separa, resumindo assim a sua própria recente ruptura sentimental com France Gall. Foi sob este conceito que o letrista Gilles Thibaut completou a letra do que se tornaria Comme d'habitude. O sucesso da canção foi restrito a quando da sua publicação.





Claude François - Comme d'habitude

Paul Anka, que ouviu a canção durante uma emissão da televisão francesa, adquiriu seus direitos em língua inglesa para seu estúdio de produção nos Estados Unidos.

Frank Sinatra interpretarou a canção nos EUA sob o título de My Way e deu-lhe um sucesso mundial, ocasionando ao mesmo tempo o sucesso fulgurante da versão original de Claude François, que se classificou rapidamente no topo do hit-parade.

N motivos para ouvir...

Sem comentários: