terça-feira, 4 de novembro de 2008

De braço ao peito...


É verdade... já se esperava ;-)
Após mais um aniversário, surgem os sinais da idade... Ehehehe.
Desta vez, não é uma faringite, nem uma gastroenterite, ainda que acabe em "ite". Um hit, é o que é!!

Estou com tendinite :-(

Acho que posso dizer estive... Mas, não vá o diabo tecê-las, há que continuar com a prescrição médica.


Como é óbvio andei a pesquisar...


Fiquei a saber que os radiologistas e ortopedistas estão a utilizar um novo procedimento minimamente invasivo para tratar tendinite no ombro. ("a minha" - coisa chique e não genética, nem hereditária).

A terapia não cirúrgica reduz significantemente a dor oriunda de calcificações tendinêas no manguito rotator e restaurar a mobilidade, de acordo com estudo apresentado recentemente na Reunião Anual da Sociedade Norte Americana de Radiologia (RSNA).“Este é procedimento rápido, bem sucedido e económico para calcificações tendinêas”, disse Luca M. Sconfienza M.D., do Ospedale Santa Corona em Pedra Ligure e do Departamento de Medicina experimental da Universidade de Génova na Itália. “Ele provê redução significativa e prolongada dos sintomas”.

Mas afinal, o que a tendinite?!

Eu explico: a calcificação tendinêa - tendinite - é uma condição causada pela formação de pequenos depósitos de cálcio entre os tendões do manguito rotator no ombro.
Mais comum em adultos entre 30 a 40 anos, (estou na faixa de risco) na maioria dos casos, os depósitos tornam-se dolorosos e reduzem a mobilidade do ombro. (acreditem dói "para cacete").

Na minoria dos casos, (aposto que faço parte da minoria) a fisioterapia ou medicamentos anti-inflamatórios devem ser suficientes para resolver o problema até a dissolução espontânea da calcificação.
Nos casos severos (não o meu caso, espero!!), requerer tratamento com ondas mecânicas (litotripsia) ou cirurgia aberta - artroscopia - para remoção do cálcio. (não há-de ser, definitivamente o meu caso!!).
A Terapia percutanêa guiada por laser representa uma alternativa econômica e efectiva a cirurgia, menos stressante ao doente. Para um procedimento de cerca de 10 minutos, o ombro é anestesiado e, guiado pelo ultra-som , o radiologista injeta uma solução salina no manguito rotator para lavar a área e dissolver o cálcio. Uma segunda agulha e utilizada para puncionar aspirar, ou puncionar, o resíduo de cálcio . (Não são agulhas a mais???? O Dr. J.C. bem que tentou usar uma agulha, mas eu... que sou forte - ehehehe, recusei!!).

As Calcificações que forem completamente tratadas não voltam mais. “As calcificações podem inclusive dissolver-se por si próprias. Infelizmente, esse processo pode demorar de alguns meses a alguns anos” comenta o Dr. Sconfienza. “ Isso quer dizer que a dor pode persistir por anos antes da resolução espontânea”. (Eu sou persistente!!).


Adicionalmente, quando as calcificações não tratadas se dissolvem espontaneamente o cálcio resultante não extraído e pode espalhar-se ao longo do tendão e alojar-se na bursa subacromial, um saco contendo fluido que ajuda a lubrificar o tendão. Os resíduos de cálcio depositando-se ao longo do tendão podem também causar bursite, uma condição bastante dolorosa com longo tempo de recorrência e alto grau de desabilitação da articulação.


Graças a uma medicação regrada e a uma imobilização temporária, (aquilo até me dava um certo charme - acrescido é claro) as dores já lá vão!


Ontem até consegui praticar "salsanite" - salsa com tendinite ;-)
Vivam as voltas à esquerda... Ehehehehe!!!

P.S.1 - A parte boa da coisa é entrar em lugares públicos e assistir ao expoente máximo do cavalheirismo - portas a abrir, lugares para sentar, prioridade na caixa do supermercado, etc.

P.S.2 - Filho meu há-de ir aos "escuteiros" e aprender as fazer tudo com as duas mãos - quero pilivalência e flexibilidade. Qual só dextro ou só canhoto... está fora de questão!! Ehehehehe

1 comentário:

A. disse...

Ref. ao PS 2 - Disseste pilivalência??????????????????????????????????????????????????????????

Eu reconheço que pode dar jeito, mas para um filho teu!!!


Ehehehehe... não há condições....

Deve ser da idade....

A.