segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Assustador...


O que mais vinha a temer nas últimas semanas, não obstante as minhas orações - sou assumidamente uma Pessoa de Fé, confirmou-se hoje. A C. tem Esclerose Múltipla.

Mais uma vez, estou em crer que o facto de ignorarmos, inconscientemente alguns sintomas, tem as suas consequências...

Mas afinal, o que é a Esclerose Múltipla?

Para quem não sabe, aqui ficam umas pistas...

A Esclerose Múltipla (EM) afecta mais de um milhão de pessoas em todo o mundo. Os estudos epidemiológicos apontam para a existência de 450.000 pessoas com Esclerose Múltipla só na Europa, sendo a incidência maior nos países nórdicos. Estima-se que o número de doentes em Portugal seja da ordem dos 5000.


O que é a Esclerose Múltipla?

A Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória crónica, desmielinizante e degenerativa, do sistema nervoso central que interfere com a capacidade do mesmo em controlar funções como a visão, a locomoção, e o equilíbrio, entre outras.

Denomina-se Esclerose pelo facto de, em resultado da doença, se formar um tecido parecido com uma cicatriz, que endurece, formando uma placa em algumas áreas do cérebro e medula espinal.

Denomina-se Múltipla, porque várias áreas dispersas do cérebro e medula espinal são afectadas. Os sintomas podem ser leves ou severos, e aparecem e desaparecem, total ou parcialmente, de maneira imprevisível.

É desmielinizante porque há caracteristicamente lesão das bainhas de mielina que envolvem as fibras nervosas, como se refere adiante. É degenerativa porque surge também lesão da própria fibra nervosa, por vezes irreversível.


Doença do Sistema Nervoso Central

O Sistema Nervoso Central, é constituído pelo cérebro e pela medula espinal, e funciona como uma "central de comandos", isto é, actua como um quadro de distribuição, enviando mensagens eléctricas e químicas através dos nervos para as diversas partes do corpo. Estas mensagens controlam todas as funções, em particular os movimentos, conscientes e inconscientes do nosso corpo. A comunicação ocorre através de impulsos nervosos - sinais eléctricos conduzidos ao longo dos nervos.


Sistema Nervoso Periférico

Para além do Sistema Nervoso Central, existe também o Sistema Nervoso Periférico, composto pelos nervos distribuídos pelo corpo, os quais podem ser de dois tipos, os nervos sensitivos e os nervos motores. Os nervos sensitivos conduzem as informações da periferia para o Sistema Nervoso Central, por exemplo acerca do que se vê, ouve, cheira, sente e saboreia.

Os nervos motores transportam os sinais de comando do Sistema Nervoso Central aos músculos, para o controlo do movimento e das funções corporais em geral, como a frequência cardíaca, respiração, digestão, produção de suor.

Quando se segura numa folha e se inicia a sua leitura, o Sistema Nervoso Central realiza várias funções. Por exemplo, envia sinais de comando sobre o modo como os seus braços devem segurar na folha e interpreta a informação proveniente dos seus olhos à medida que lê.

Ironicamente, temos aqui um "grande abre olhos".
Esta doença não acontece só aos outros... Pode acontecer-nos também. A C. ainda nem tem 30 anos... há que aguargar para perceber como evolui.

Assim de repente, apenas se me ocorre uma palavra - FORÇA C.! FORÇA M.
FORÇA a todos os que te acompanham de perto!

Para mais formações, basta clicares aqui

1 comentário:

Anónimo disse...

Por circunstancias da vida, aprendi numa viagem que fiz recentemente uma outra forma de "ver" o agradecimento, o vulgo "Obrigado", aprendi porque o ouvi e sobretudo senti, como o nunca tinha ouvido e/ou sentido...
Por esse sentimento de gratidão, pelo apoio, carinho, atenção e afecto demonstrado em todo este caso e num outro caso ocorrido no dia 21 de Janeiro de 2010 (desde as 19h, até cerca das 24h), no Hospital CUF Descobertas.
Deixo o meu/nosso imenso e especial Obrigado.