domingo, 11 de maio de 2008

Mês da Sustentabilidade...



O músico e activista Bob Geldof esteve esta semana em Libosa, a para participar numa conferência sobre Desenvolvimento Sustentável.

Uma iniciativa conjunta do Banco Espírito Santo e do Jornal Expresso.

Logo à chegada, Bob Geldof acusou o mundo de continuar a preferir «alimentar carros do que pessoas».
Alguma mentira?!

Quando se referia às relações históricas e culturais de Portugal com o continente africano - "vocês serão uma voz importante no século XXI", disse para a assistência, Geldof fez uma pausa e virou o discurso para Angola.
Medo...

"Angola é gerida por criminosos", acusou o organizador do Live Aid e Live 8.
"As casas mais ricas do mundo do mundo estão [a ser construídas] na baía de Luanda, são mais caras do que em Chelsea e Park Lane".
Continuo sem detectar mentiras...

"Angola tem potencial para ser um dos países mais ricos do mundo", frisou Geldof, considerando que aquele país africano tem, designadamente, potencial para "influenciar as decisões da China".
Será mentira esta parte?!

Relativamente a Portugal, o músico irlandês considerou que o país deve ser um parceiro de Angola devido ao seu passado, e acrescentou que tanto Portugal como Espanha e Itália "serão os primeiros [países europeus] a sofrer o impacto de qualquer problema em África".
Será que só ele vê a luz?!

Portugal deveria ter especial interesse em promover o "desenvolvimento em África", já que tem "uma economia muito vulnerável, uma economia que depende do clima e está paredes-meias com África, salientou.
"Estamos (os cidadãos europeus) a 12 quilómetros de África", disse Geldof antes de perguntar: "Como podemos não nos questionar?".
Será que Geldof é visionário e vê o que mais ninguém vê?!

Para Bob Geldof, através da capacidade de acção em África, a voz de Portugal pode ser "decisiva na Europa, que por sua vez é ouvida no mundo".
Aqui já tenho algumas dúvidas, mas a verdade é que se nunca tentarmos, jamais saberemos!

O activista criticou igualmente a postura actual dos países europeus - salientando também aqui o papel de Portugal - face às nações africanas, especialmente nos acordos de parceria económica. "Esta cidade, Lisboa, é a cidade onde se realizou a cimeira UE-África, quando a Europa forçou os países africanos a assinar os acordos de parceria económica", acusou. "Onde os europeus disseram aos africanos: 'ou aceitam este acordo ou não comerciamos convosco'".
"Isto não é sustentável! Isto não é ter uma voz, é estupidez", frisou.

Alguns têm poder, outros têm medo.
Alguns estão do lado da verdade e da igualdade de oportunidades. Outros vivem da perversão dos valores materiais e da moral dos homens.

A questão que se coloca, é de que lado estamos? De que lado está Bob Geldof?
Acredito que se mantenha do lado o que o levou a lançar o "Live Aid" e o "Live 8", iniciativas que em nada se tocam com valores que o levaram, a denunciar o que todos sabem sobre Angola.

Estive em Angola, na cidade de Luanda, numa missão de trabalho, o tempo suficiente para ver com os meus próprios olhos que a corrupção existe e que o que Geldof disse não é mentira.

O que o músico disse é verdade. Uma grande verdade.
Uma verdade inconviniente...

3 comentários:

Psiquiatra Angustiado disse...

Concordo com tudo (ou praticamente tudo). O mundo sempre preferiu alimentar carros, desde que eles apareceram. A questão agora torna-se mais preocupante. Porque com o desenvolvimento de técnicas para a industrialização do biocombustível, onde antes se construía e investia em campos de cultivo para extrair alimentos para as populações, está agora a cultivar-se para dar de beber a automóveis. A situação não pode deixar de ser preocupante. Quanto ao resto, estou de acordo, como de resto também já escrevi.

Psiquiatra Angustiado disse...

Há algo que me intriga no video do Bob Geldof. A música é de 1990, presumo que o video seja também desse ano. A determinada altura há uma imagem da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, em que se discute a Resolução 9/11. É muito intrigante! Será premonição? Terá sido acrescentado posteriormente aos acontecimentos do 11 de Setembro? Ou será apenas... coincidência?

Helder Gomes da Silva disse...

Concordo com ele. E penso que todos os que conheçam o que se passa em Angola também.
No entanto quase ninguem critica e aproveita tal facto para fazer negócio com esses criminosos, que Bob Geldof referiu.
Estranha forma de agir perante o mal alheio.