terça-feira, 13 de maio de 2008

Pop-Art...

Robert Rauschenberg - "Express" - 1963

Movimento artístico que surgiu nos anos 50, principalmente nos Estados Unidos e Inglaterra.
A Pop-Art caracteriza-se por representar os componentes mais ostensivos da cultura popular, da vida quotidiana.
Era a volta a uma arte figurativa, em oposição ao expressionismo abstrato que dominava a cena estética desde o final da Segunda Guerra.
A sa iconografia era a da televisão, da fotografia, dos quadrinhos, do cinema e da publicidade.
A Pop-Art bebeu do consumismo americano, e ao mesmo tempo que o criticava, também o enaltecia. A arte Pop-Art visava a massificação da arte, a popularização.
Entre os principais artistas da Pop-Art destacam-se Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Robert Rauschenberg, David Hockney, Richard Hamilton e Jasper Johns.

Ontem a Pop-Art ficou menos rica, morreu Robert Rauschenberg.

Nascido a 22 de Outubro de 1925 em Port Arthur, no Texas, Rauschenberg foi um incompreendido até ao surgimento da Pop Art.
Apesar de declarar não ter chegado a entender o que é o dadaísmo, de Marcel Duchamp - figura-chave desse movimento -, aprendeu a elevar à categoria de arte qualquer objecto da vida quotidiana.
Em 1964, um ano depois de pintar "Express", obra que reflecte as suas mais importantes inovações e técnicas, Rauschenberg tornou-se o primeiro artista norte-americano a obter o primeiro Prémio de Pintura da Bienal de Veneza, contribuindo assim de forma decisiva para que a Pop Art se desse a conhecer internacionalmente.

Sem comentários: