sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Congratulations Mr. President...





O presidente dos EUA, Barack Obama foi distinguido hoje pelo Prémio Nobel da Paz de 2009. Segundo o Comité do Nobel, Obama recebeu o prémio devido aos seus “extraordinários esforços de reforço da diplomacia internacional e da cooperação entre povos”.

O Comité Nobel aproveitou também para reconhecer especialmente a sua visão de um mundo sem armas nucleares. “O presidente dos Estados Unidos criou um ambiente novo para a política internacional. Graças aos seus esforços, a diplomacia multilateral recuperou a sua posição central e devolveu às Nações Unidas e outras instituições internacionais o seu papel de protagonista", referiu.

Obama sucede na lista do Nobel da Paz ao ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari, distinguido em 2008 pelo seu trabalho como mediador internacional.

É a primeira vez que um presidente dos Estados Unidos em exercício recebe o Nobel da Paz, depois de em 2002 ter sido outorgado ao já ex-presidente Jimmy Carter, pelo seu trabalho como mediador.

Em 2007, o seu compatriota, ex-candidato à Casa Branca e ex-vice-presidente Al Gore, também democrata, recebeu o prémio como reconhecimento do ser trabalho na luta contra as alterações climáticas.

O Nobel da Paz deste ano alcançou um recorde de candidaturas, 205, das quais 33 correspondiam a organizações. O Nobel da Paz será entregue dia 10 de Dezembro, data em que se comemora o aniversário da morte do seu fundador, Alfred Nobel.

Biografia do Obama:
Barack Hussein Obama Jr. nasceu a 4 de agosto de 1961, em Honolulu, Havaí. A sua mãe, Ann Dunham (mulher branca nascida no Kansas e filha de um veterano da 2ª Guerra Mundial), e seu pai, Barack Obama (um queniano negro, filho de um pastor de cabras), conheceram-se enquanto se matriculavam na Universidade do Havaí. Divorciaram-se quando o filho ainda era criança. Mais tarde, o pai de Obama trocou o Havaí por Harvard e acabou por voltar para o Quénia, onde trabalhou como economista de uma consultora de petróleo.

Ann casou-se de novo e mudou-se com o filho para a casa do seu segundo marido, na Indonésia. Na sua nova terra, Obama estudou durante dois anos numa madrassa, escola tradicional muçulmana. Embora tenha frequentado a escola apenas dos 6 aos 8 anos de idade, a experiência de Obama na madrassa tornou-se a base dos rumores de que seria muçulmano. Durante sua campanha presidencial de 2008, um e-mail sobre Obama começou a circular focando a atenção em seu histórico muçulmano.



Durante sua campanha presidencial de 2008, o e-mail, em que Obama é pintado como um muçulmano radical, sugere que ele seria uma marionete dos terroristas. Esse e-mail foi categoricamente ridicularizado como uma falsa afirmação pelo site de referências de lendas urbanas, Snopes.com.

Obama retornou ao Havaí e foi criado pelos seus avós até a sua mãe voltar aos Estados Unidos depois do divórcio do segundo casamento. Obama frequentou o Occidental College, uma escola preparatória em Los Angeles à qual se referiu como "uma escola preparatória chique" numa uma entrevista para a revista Time. Obama formou-se na Columbia University em 1983 com bacharelado em ciências políticas.
Barack Obama, pouco depois de ter sido eleito o primeiro presidente afro-americano da Harvard Law Review, em 1990 Em sua autobiografia de 1996, "Dreams from My Father", Obama revelou que durante a adolescência e na faculdade, experimentou maconha e cocaína. Quando Steve Kroft, do "60 Minutes", perguntou se estava arrependido de assumir isso, Obama respondeu: "Não. Você sabe, não estou".

Ele iniciou sua primeira tentativa de parar de fumar cigarros em 2007, após prometer à esposa que os trocaria por pastilhas de nicotina para acabar com o vício.

Após a formatura em Columbia, em 1985, mudou-se para Chicago, onde começou envolver-se com grupos não-lucrativos da igreja que forneciam habitação e apoio às famílias pobres da cidade.

Depois, foi para a Escola de Direito de Harvard, onde recebeu o seu Doutorado em 1991.

Em Harvard, Obama foi o primeiro presidente negro da Harvard Law Review. Ele supervisionava um jornal mensal direcionado aos estudantes que publica cerca de 2.000 páginas por edição.

Obama casou-se em 1992 com Michelle Robinson, uma veterana da Harvard Law. Os dois conheceram-se na firma de advocacia de Chicago onde trabalhavam. Em 1998, o candidato juntou-se ao United Church of Christ de Chicago, após ter sido criado fora da religião da sua mãe, a qual ele descreveu como uma "testemunha solitária de um humanismo secular". Pouco tempo depois, Mahalia, sua primeira filha, nasceu (em 1999). Sua segunda filha, Natasha, chegou em 2001.

Além de praticar a advocacia, Obama também actuou como assistente júnior sobre leis na Escola de Direito da Universidade de Chicago. Além de "Dreams from My Father," Obama também publicou o bestseller "The Audacity of Hope" em 2006.



Cheira-me que este prémio vai trazer alguns amargos de boca...
Ajoelhou... vai ter que rezar...

Sem comentários: