segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Salvador...


Quem me conhece sabe bem que este é dos meus nome preferidos!
Sem dúvida, que será o primeiro nome a sair da cartola, se um dia tiver um filho homem.
Da mesma forma quem me conhece bem sabe que uma filha mulher, poderia ser simplesmente Maria.
Quem me conhece bem, sabe que para mim, a escolha destes dois nomes não tem qualquer conotação religiosa, não obstante me considerar uma pessoa crente.

Na verdade, em ambos os casos, a escolha prende-se com pessoas cuja forma de estar e ser constituem para mim, uma referência, mesmo que não as conheça, como sucedeu com o Tio Salvador. Desde cedo, que a história deste meu Tio, Tio direito da Minha Querida Avó, é para mim uma referência. Um verdadeiro exemplo de alguém que soube viver. Alguém que soube viver sem se esquecer dos outros.

Por isso, o nome está para mim sempre associado a alguém bondoso, meigo, gentil, alguém de bom coração!!

Mas, em boa verdade, não comecei a escrever este post para dissertar sobre o nome a dar a um filho, porque não se coloca a questão no momento. E mesmo que se colocasse, seria algo para abordar a dois... E cheira-me que teria de negociar de forma muito inteligente, para que o nome Salvador se mantivesse...

Comecei este post justamente por ter acabado, há instantes, de assistir ao primeiro de alguns programas com o mesmo nome.

Há minutos a RTP transmitiu o primeiro programa da série "Salvador", cuja apresentação está a cargo de Salvador Mendes de Almeida. (Mais um Salvador que reforça a minha preferência por este nome!).

O Salvador é um jovem que fundou uma associação com o mesmo nome, cujo razão de ser é a promover a conquista pelos interesses e direitos das pessoas com mobilidade reduzida, em especial das pessoas portadoras de deficiência motora.

A Associação Salvador nasceu a 23 de Novembro de 2003 fruto da vontade do Salvador Mendes de Almeida, Fundador da Associação, que ficou tetraplégico aos 16 anos em consequência de um Acidente de viação.

O Estatuto de Utilidade Pública chegou em 2007, e foi um ano de planeamento e reestruturação em várias vertentes, sentidas como necessárias para uma actuação verdadeiramente eficiente e concreta na sociedade.

O ano de 2008 é assinalado como o efectivo ano de arranque em termos de acções, com objectivos concretos e ambiciosos, munida de uma equipa de permanentes e voluntários de grande qualidade, com visão para grandes resultados.

Há muito a fazer para que as pessoas com mobilidade reduzida se integrem naturalmente na sociedade activa, à qual podem e devem pertencer, sem as constantes barreiras que se entrepõem.

Há muitas pessoas que vivem em situações precárias por falta de meios que os permitam seguir com a sua vida e que barram a sua integração e liberdade, vendo-se obrigados a ficar quase permanentemente fechados em casa. Pessoas nestas condições facilmente deprimem e desistem. A Associação Quer mudar esta realidade.

Acabei há instantes de assistir ao programa, a expectativa que tinha foi superada e espero que superados sejam também os objectivos desta associação, no sentido de promover uma mudança. A começar por uma mudança de mentalidades!!
Que ajude a acabar com o marasmo e a hipocrisia. Que a ponha cabeças a pensar e mais ainda... Mãos a mexer!
Para o Salvador, para toda a produção do Programa (Mandala) e para o Nuno Brites, os meus Parabéns!!
Cada minuto que durou aquele programa, foi uma benção - para quem assistiu, fez e participou! Venham mais!!







O Programa "Salvador" que hoje estreou na RTP1, apresentado pelo Salvador Mendes de Almeida, é uma celebração à vida, é um programa que vai marcar a diferença!
Fique...m atentos!

Mais informação em http://www.associacaosalvador.com/

Sem comentários: