segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Nobel da Economia...

Elinor Ostrom e Oliver E. Williamson venceram, hoje, o prémio Nobel da Economia.
A Economista americana, Elinor Ostrom, tornou-se hoje a primeira MULHER a vencer o Prémio Nobel da Economia.

Segundo o Comité Nobel, Elinor Ostrom, da Universidade de Indiana, "demonstrou como as propriedades podem ser eficazmente geridas por associações de utentes".
Elinor Ostrom "desafiou a ideia convencional de que a propriedade comum é mal gerida e devia ser regulada por autoridades centrais ou privatizada". A laureada estudou economias geridas por utentes, como reservas de peixe ou pastagens.

Oliver Williamson, da Universidade de Berkeley, na Califórnia, "mostrou que os mercados e as organizações hierárquicas, à imagem das empresas, têm estruturas de gestão alternativas que diferem na forma de resolver conflitos de interesses".

Oficialmente denominado "prémio do Sveriges Riksbank para as Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel", o Nobel da Economia é o único prémio que não estava previsto no testamento do industrial e filantropo sueco Alfred Nobel.

O prémio Nobel da Economia, atribuído desde 1969, é financiado pelo banco central sueco. No entanto, a sua atribuição funciona exactamente como a dos outros prémios, sendo decidida pelo Comité Nobel.

O valor do prémio é de 970 mil euros, partilhados pelos laureados.
Entre os 64 laureados com o Nobel da Economia desde 1969, 45 são norte-americanos.
Esta "temporada" de atribuição de prémios Nobel está também a ser marcada por uma grande quantidade de laureados norte-americanos, já que 11 dos 13 vencedores têm esta nacionalidade.

Muitos parabéns !!!

Sem comentários: