terça-feira, 27 de novembro de 2007

Ocultos...


Estávamos nós a jantar, quando de repente... Uma notícia começa assim: - "Os traseiros viraram arte na Espanha..."
Trata-se de uma exposição em Madrid mostra, em 67 fotografias, a visão de grandes artistas internacionais sobre uma das partes mais admiradas da anatomia humana.
Há nádegas sedutoras, vulgares, simpáticas e eróticas. Há nádegas flácidas e em curvas generosas, como as de Marylin Monroe e Jennifer López, ou de prostitutas das ruas de Barcelona e de Paris nos anos 50.
São retratos sem face na maioria dos casos. Daí o nome da exposição: "Ocultos", organizada pela espanhola Fundação Canal, que será aberta ao público a partir do próximo dia 3.
Nas fotos de Robert Capa e Henry Cartier Bresson, os traseiros prestam tributo à mulheres anônimas. Prostitutas mostram corpos descuidados, em imagens eróticas e melancólicas.
Diante das lentes de Eve Arnold, Marylin Monroe (de corpo inteiro) surge nua com um roupão caído sobre uma cadeira. O mais famoso de todos os traseiros da mostra.
Para Salvador Dalí, a nudez feminina se traduz em outras formas da anatomia humana. Corpos amontoados compõem um balé em movimento.
Mas há também fotografias onde a nudez é mais natural, como as das tribos indígenas. Ou menos evidente. Como as de torsos masculinos e femininos em biquíni.
Segundo a Fundação Canal, a mostra é a primeira dedicada exclusivamente aos traseiros. As fotografias selecionadas foram feitas do início do século 20 até os dias de hoje.
A exposição ficará em cartaz em Madri até o dia 6 de janeiro de 2008, na sede da Fundação.

P.S. - Eu até já estava tentada a ir a Madrid um fim de semana destes... ;-)

Sem comentários: