domingo, 10 de fevereiro de 2008

Enfim, Juntos...


Camille Fauque (Audrey Tautou) tem 26 anos. Desenha muito bem, mas não ousa mais segurar um lápis. Uma jovem frágil que já sofreu muito. Infância estragada, inícios caóticos, solidão. Ela vive, ou melhor, sobrevive, num quarto de empregada perto do Champ-de-Mars. Não come quase nada. Faz o que pode: faxinas.


Philibert Marquet de la Durbellière (Laurent Stocker) vive no mesmo prédio, mas não usa a escada de serviço. É uma espécie de guardião do imenso apartamento da sua família. Tem dez anos mais do que Camille. É um apaixonado pela história da França e vive o culto de uma aristocracia que não mais existe. É um ser esquisito. Vende cartões postais em um museu, que na verdade, ele conta e reconta. É gago. E um pouco atrapalhado.


Franck Lestafier (Guillaume Canet) tem 34 anos. É um excelente cozinheiro e hóspede de Philibert. Trabalha num restaurante caro. Mas não é lá muito esperto. Um pouco arrogante, bastante grosso. Gosta de se deitar com as meninas, mas prefere sua moto. Ama incondicionalmente a avó, uma senhora frágil e engraçada, chamada Paulette. Uma vez por semana, vai ver sua avó.


Paulette Lestafier (Françoise Bertin) tem 83 anos. Deixa-se morrer em um asilo próximo a Tours. Não tem mais ninguém além de Franck. Ela sempre sabe quando o neto vem visitá-la porque reconhece o barulho da mota dele. Espera pela morte lembrando-se de seu jardim, um lindo jardim e uma bela horta.


Estes quatro personagens, que em comum possuem apenas um fardo de tristezas e desilusões, acabam por passar alguns dias reunidos no velho e imponente apartamento de Philibert, trocando reminiscências, amarguras e pequenas esperanças.
Juntos vão aprender a ultrapassar as respectivas dúvidas e mágoas. Vão descobrir novas formas de viver e a força que a união gera.

"Enfim, juntos" é uma história de amor subtil e ao mesmo tempo poderosa, que prova porque Anna Gavalda é actualmente uma das escritoras mais respeitadas da Europa.


Adorei tudo! O Filme. A fotografia. A história. O desempenho de todos: a ternura de Camille Fauque ( Audrey Tautou) a trazer-me à memória o Fabuloso destino de Amélie, a meiguice de Paulette Lestafier (Françoise Bertin) - lembrei-me tanto de ti avó - os desvarios de Philibert Marquet de la Durbellière (Laurent Stocker), e claro, a sensualidade de Franck Lestafier (Guillaume Canet). E a banda sonora. Muito bom!!
The last, but not the least, gostei da tua companhia :-)

P.S.- Para mais informações, não hesitem: http://www.ensemblecesttout-lefilm.com/site.html . Nem pestanejei! Vão ver que vale a pena!!

Sem comentários: