domingo, 24 de fevereiro de 2008

Quem disse que não há coincidências?!


No passado Domingo a RTP presenteou-nos com um excelente programa conduzido por essa grande Senhora de televisão que é a Maria Elisa Domingues.
"Depois do Adeus" é o nome do programa.
Nesta primeira edição, o tema foi as Cheias de 1967 e um debate sobre o "estado da nação". Na realidade, a mensagem passava pela avaliação do ordenamento do território e a actual capacidade para previnir eventuais riscos decorrentes deste tipo de situações. Em estúdio estavam especialistas e sobreviventes à catástrofe dos anos 60.
Na altura, em directo, um dos convidados do programa - importa frisar que era o resposnsável pela Protecção Civil - disse, em resposta a Pacheco Pereira que "não havia risco de cheias em Loures, porque havia uma ponte nova".

A verdade, é que ainda o programa decorria, em directo, e chovia a "cântaros" em Portugal e na região de Lisboa em particular.


Na manhã de Segunda-feira, dia 18 de Fevereiro, o País acordou alagado. A grande Lisboa estava literalmente "debaixo de água". Lisboa transbordou... e destas cheias, há registo de 3 mortes. Duas no Rio Jamor (em Belas - duas jovens irmãs, de 30 e 29 anos, o corpo desta ainda não foi recuperado) e outra, de um senhor de 74 anos, na Ribeira de Frielas... Para quem não sabe, Frielas faz parte do concelho de Loures.

Um caso de
cheias a sério em Lisboa.

Sem comentários: