terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Yes, you Can, it's today...


Barack Obama e Joe Biden, acompanhados pelas famílias, participarão na tradicional cerimónia de posse. Pela primeira vez a alameda onde decorrerá a cerimónia será aberta ao público que queira assistir ao juramento solene.

A posse está prevista para as 10h00 locais (5h00 GMT) na fachada ocidental do Capitólio e incluirá selecções musicais tocadas pela Banda da Marinha dos EUA, seguida pelo Coro masculino e feminino de jovens de São Francisco. A mestre de cerimónias será a senadora Dianne Feinstein.
O vice-Presidente eleito Joseph R. Biden, Jr. será empossado no gabinete do procurador-geral pelo juiz do Supremo Tribunal de Justiça, John Paul Stevens.

Juramento solene

Presidente eleito Barack H. Obama prestará juramento solene, usando a mesma Bíblia utilizada pelo Presidente Lincoln na sua posse, na presença do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, John G. Roberts, Jr., após o que pronunciará o seu discurso de posse.

Na ocasião será ouvido um poema declamado por Elizabeth Alexander, indica ainda o pormenorizado programa.

A passagem de cargo
Após o discurso, Obama acompanhará o Presidente cessante George W. Bush numa cerimónia de despedida antes de almoçar no Capitólio.

A parada de posse do 56º Presidente dos Estados Unidos começará depois na Avenida da Pensilvânia até à Casa Branca com grupos representativos de toda a nação a acompanharem o cortejo.

Sem comentários: