segunda-feira, 20 de julho de 2009

Foi há 40 anos...

Em 20 de Julho de 1969, aparelhos de televisão em todo o mundo transmitiram a mesma imagem indistinta: Neil Armstrong descendo a escada do Módulo de Pouso Lunar Eagle e tocando a superfície da Lua com sua bota.
A frase dele, "um pequeno passo para um homem, um salto imenso para a humanidade", tornou-se uma das mais conhecidas na história. O famoso pouso foi um final triunfante para a corrida espacial.

Mas aquele momento histórico na superfície do satélite foi resultado de muitos anos de esforços dos programas espaciais norte-americano e soviético. Os astronautas que primeiro desceram à superfície da Lua tiveram de viajar 383 mil quilómetros para chegar ao seu destino, sobreviver ao severo ambiente lunar e voltar à Terra incólumes. Não foi uma tarefa fácil.

Até hoje, apenas 12 "terráqueos" - todos homens e todos integrantes do programa espacial dos Estados Unidos - caminharam na Lua. No entanto, a exclusividade desse grupo de elite pode mudar em breve. A Nasa, programas espaciais de outros países e diversos empresários privados planeiam novas missões, que podem enviar seres humanos de volta ao satélite em poucos anos.




First Moon Landing 1969


O hastear da Bandeira Americana em solo Lunar

Nota - Aqui a "je" já foi à Lua muitas vezes... e nunca a pisei, que eu não sou de pisar ;-)

Sem comentários: