terça-feira, 19 de maio de 2009

Ao vivo e a cores...


Hoje foi o meu primeiro dia convosco!!

A ansiedade era grande.
Cheguei à hora marcada cheia de vontade de vos ver e convosco, passava-se exactamente o mesmo...

Logo à entrada fui recebida pelo B. e pela E. os educadores de serviço ;-) O B. eu tinha conhecido na última fase do processo de candidatura, após a reunião com a M. directora do lar.
Ainda com um pé dentro e outro fora a Y. e a A.R. quebraram o protocolo apresentando-se de imediato e enchendo-me de perguntas.

Depois, foi a vez de conhecer os cantos à sala - o pátio, a cozinha, a sala de refeições, a sala de estar, os quartos, wc's e claro... the last, but not the least - foi tempo de vos conhecer. Um a um:

- O L. e a B., estes manos, de 12 e 13 anos que já conhecia. (os mais atentos a este blogue saberão de onde) O L. estava a estudar para a prova de aferição de Português e a B. a tentar imitar os passos de Salsa que via no filme que passava na TVI. É bom de ver o que aconteceu - rimo-nos à grande;

- A C. e o S. M. - estes irmãos têm 11 e 9 anos respectivamente. O S. tem um ar muito meiguinho e a C é um doce de menina;

- A A.R. tem 7 anos e é uma princezinha - tem 7 anos e uma farta cabeleira. Gira, mas gira ;-) Acabou a tarde com o cabelo entrançado e eu expert na arte de entrançar, graças às explicações da educadora A.;

- A Y. tem 6 anos e é o máximo. Está sempre bem disposta. Tudo é motivo para rir e para brincar. A Y. questiona tudo. As suas palavras preferidas são: "não" e "porquê";

- O F. e o S. G., de 6 e 8 anos, estes manos são parecidos fisicamente, são curiosos, mas demoraram mais tempo a interagir comigo. Até ao F. querer adivinha a minha idade e começar por dizer que eu tinha 13... porque era mais crescida que o S. que tinha ido a uma festa de aniversário com a R.. Chegaram felicíssimos;

- O P.S e a R. de 11 e 8 anos, o primeiro adora futebol e ela não lhe fica atrás. Assim que chegou da festa de aniversário a primeira coisa que me disse foi "joguei muito à bola";

- O P.J. também tem 6 anos... manhoso... Arranjou mil e um pretextos para se aproximar de mim e ouvir as conversas, mas... logo no início quando nos conhecemos, olhou para o chão... até que comecei a imitá-lo, e ele riu de gargalhada;

- Os J's de 7 e 4 anos tinha ido passar o fim de semana em casa... Quando chegara, o J. mais pequenino e benjamim lá de casa, nos auge dos seus 4 anos quis reforçar o lanche. Já o mais velho... rumou ao quarto;

Um a um, fui decorando os nomes e as caras... não queria trocar-vos os nomes por nada deste mundo.

Fizemos imensas:

- vi os vossos livros de vida - lá estavam muitas fotos testemunhando alguns dos momentos marcantes das vossas pequenas grandes vidas;
- com o S. fomos pondo a mesa para o lanche;
- já com todos à mesa lanchámos juntos - uma tosta e batido - de larvas e bichos da seda com sabor a morango ;-);
- seguiu-se a preparação da fruta para as espetadas de fruta da sobremesa do jantar - fiquei impressionada com a vossa pronta cadeia de distribuição de tarefas: a C., o S. M. e o P.S. descascaram maçãs, pêras, laranjas. kiwis e bananas para o L. a partir qual chef;
-
depois foi a vez de ir estudar com a C. para a prova de aferição de Português - ela pediu para estudar com ela. Adorei. Só reforçou a minha vontade de estudar. Lembrei-me do tempo em que fazia redacções em que me limitavam a criatividade - "só pode escrever 25 linhas" - isto é um crime para um escritor ;-);
- nesta altura, as casas de banho estavam ocupadas para os banhos - pareciam linhas de montagem - o sistema está muito bem montado;
Já com pijamas vestidos, ainda assisti ao entrançar do cabelo da A.R. ;-)

O tempo passou depressa... a tarde voou.
Eu gostei e vocês também. Senti isso, pelo vosso olhar, pelo vosso "já vais embora?!".

Para a semana há mais! Está prometido!
Quem sabe se vamos "laurear" um "biquedinho"?
Um grande beijo para todos :-D

P.S. - Esta semana chegam o H. e o M... de quatro e um ano ;-)

Sem comentários: