domingo, 15 de fevereiro de 2009

Quem quer ser Bilionário?!

Um apelo universal, um desempenho sólido do elenco, uma banda sonora fantástica e uma realização irreverente, visionária e deslumbrante fazem deste filme um dos melhores dos últimos anos. na minha opinião, claro!

A vida de Jamal, o “cão das favelas”, é capaz de tirar o fôlego a qualquer audiência.
Este é, realmente, um filme delicioso, não apenas inspirador e cheio de estilo, mas também tocante e profundo na maneira como mostra que até os momentos mais difíceis e horrorosos da nossa vida nos podem ajudar da maneira mais inesperada.
É uma celebração à vida vista através dos olhos do jovem Jamal.

Jamal Malick é um jovem de 18 anos que cresceu nos bairros de lata de Bombaim, órfão, que chega à pergunta final do concurso de televisão Quem Quer Ser Milionário indiano. A motivação que o levou a concorrer não foi porém o dinheiro que poderia conseguir, mas a esperança de ao aparecer na televisão, ser visto pelo seu amor de infância e há muito perdido, Latika ("she is my destiny").

Quem Quer Ser Bilionário? - Slumdog Millionaire, de Danny Boyle realizador de Trainspotting, que volta aos filmes de culto, é uma mistura de comédia, drama e romance que revela as extraordinárias e insuspeitas formas que nos permitem saber aquilo que sabemos.

Não é preciso ser-se um génio para se saber as respostas, apenas dizer a verdade, e, nem sequer era isso que interessava, o que interessava era que ela estivesse a ver. E realmente estava.

Jamal vai acertando nas respostas às perguntas que lhe vão sendo colocadas porque cada uma delas o remete para um flashback da sua vida, onde nós vamos sendo confrontados com a guerra, a exploração infantil, a marginalidade ou a fome. Nos flashbacks da infância, vemos Jamal a brincar com o seu irmão mais velho, Salim, nos bairros de lata, a assistirem ao assassinato da mãe, a serem explorados por um suposto benfeitor de um orfanato. Os dois crescem, mas como dois ramos da mesma árvore, em sentidos diametralmente opostos.

Ao chegar à final, Jamal consegue uma proeza que não está ao alcance dos mais entendidos em cultura geral e o próprio apresentador do concurso resolve denunciá-lo à polícia, acusando-o de fraude. Só assim, um "cão rafeiro" poderia chegar à fase final de um concurso daquele género.

Os desempenhos dos actores estão ao mais alto nível, sobretudo os dos mais jovens. A beleza de Freida Pinto (linda) é sufocante e a ternura que Dev Patel (o único actor britânico do elenco) imprime a Jamal é fascinante.

As referências ao cinema de Bollywood são óbvias e constantes: desde os actores escolhidos, à saturação da cor, até ao final em que todo o elenco aparece a dançar. A aparição de Amitabh Bachchan, um famoso actor indiano e o verdadeiro apresentador da versão indiana do Quem Quer Ser Milionário é mais uma private joke de Danny Boyle. É por um autógrafo da sua personagem que Jamal mergulha num aterro sanitário – curiosamente é a segunda vez que um protagonista mergulha numa sanita num filme do realizador britânico: se bem se lembram, em Trainspotting havia também uma cena assim.

Cerca de 20 por cento dos diálogos do filme são em indiano e legendados em inglês – tal como o realizador já assumiu em entrevistas, desta vez ele não queria filmar com o olhar de um estranho, mas pelos olhos de um local. E a maior parte das escolhas foram acertadas, tal como a do compositor da música, A.R. Rahman, com quem Boyle já tinha trabalhado.

É o regresso de Danny Boyle à ribalta, voltando a realizar um filme de culto, feito que já não conseguia desde o clássico dos ninetties Trainspotting. Mesmo alcançando um certo consenso entre público e crítica, Quem Quer Ser Bilionário? não se livrou de algumas polémicas, como o facto de Loveleen Tandan, co-realizadora, dever estar nomeada com Danny Boyle para os prémios de realização pelo seu extenso trabalho, ou o facto de as crianças não terem sido adequadamente pagas.

Apesar do final ser totalmente previsível, é a cereja no topo do bolo.
O verdadeiro prémio, qual dinheiro qual quê, do slumdog , é merecido e eu bati palmas e saquei dos kleenex - tocou-me.

It's written...

Nota - Quem Quer ser Bilionário? já ganhou quatro Globos de Ouro, cinco prémios dos Critics Choice Awards, sete categorias dos prémios BAFTA e dez Óscares da Academia.
Entre outros, é candidato a:

Melhor Filme;
Realizador - Danny Boyle;
Fotografia - Anthony Dod Mantle

Argumento Adaptado - Simon Beaufoy;
Montagem;
Banda Sonora Original - A.R. Rahman;
Canção Original - Jai Ho de A.R. Rahman e Gulzar O Saya de A.R. Rahman e Maya Arulpragasam

Sem comentários: