domingo, 1 de fevereiro de 2009

Sushi Time...


Foi ontem, só para apreciadores e debaixo de uma chuva imensa...
Seguimos sem escalas até ao Japão. O carro ficou, descaradamente, estacionado à porta do restaurante. A mesa estrategicamente reservada.
It was Sushi Time ;-P

Devidamente instalados folheamos a ementa.
A escolha recaiu sobre coisas que pudessem ser partilhadas:

- Tempura ou tenpura - てんぷら o 天羅 ( é um tipo de fritura japonesa, que é composta normalmente por marisco ou vegetais - no nosso caso - passados por uma mistura de água fría, farinha e gema de ovo;

- Sushi - 鮨, 鮓 ou 寿司 (feito com arroz temperado com molho de vinagre, açúcar e sal, ao qual é combinado com algum tipo de peixe ou frutos do mar, ou ainda vegetais, frutas ou até mesmo ovo. A tradição japonesa é de servi-lo acompanhado de wasabi e shoyu - molho de soja;

- Sashime - 刺身 - (
iguaria da culinária japonesa primariamente consistindo de peixes e frutos do mar frescos, em fatias finas e servidos com apenas molho de soja e wasabi);

- Temaki - 手巻き. ( cone, com o nori - alga desidratada e crocante - na parte externa , com recheio de arroz, legumes, ou peixes até à boca da extremidade larga. Um temaki típico tem por volta de dez centímetros de comprimento, e é comido com as mãos, já que é muito estranho pegar no temaki com hashi);

- Shoga (Gengibre);

- Sake 酒 ( bebida fermentada tradicional do Japão, fabricada pela fermentação do arroz; tomada geralmente quente e em grandes comemorações, como Ano Novo e cerimônias xintoístas de casamento). Frio a transbordar (ritual simbólico da prosperidade e abundância) e claro, Coca-Cola.

Dizem que em Roma sê romano, mas a verdade é que o mesmo não se aplica ao japonês. Por isso, nada como ser genuína, mais não seja porque me estava a sentir muito bem.
É fácil de perceber, que comi com as mãos e que, inevitavelmente, sujei a mesa. Eu até sou uma pessoa higiénica, mas a verdade é que a coisa corre melhor em casa ;-)
Deve ser por me sentir observada.
Que fique caro que comer sushi com as mãos é perfeitamente normal no Japão. Para os que têm dificuldades em manusear o hashi (pauzinhos), é uma óptima alternativa.

Detenhamo-nos com a etiqueta, para não se fazer má figura: deve pegar-se no sushi com o polegar, indicador e o dedo médio. Virar o sushi de cabeça para baixo e passa-se o peixe no molho shoyu. É importante evitar passar o arroz, pois o arroz para sushi é feito com um tempero especial, cujo equilíbrio se perde quando misturado ao shoyu.

Sem etiqueta, conversa puxa conversa e falamos como se não houvesse amanhã.
Sobre trabalho, sobre nós, sobre os outros, sobre o que sentimos, sobre viagens, sobre o que queremos e o que nos faz feliz (desengane-se os que acham que falamos do mesmo).

Pelo meio, alguns ensinamentos...
O melhor de todos: "Pensa! Podes fazer alguma coisa para mudar?! Não... Então, relativiza!!".
Não pode ser mais verdade!!

Foi um almoço sem máscaras.
Na verdade, acho que a verdadeira essência residiu nisso mesmo.

A repetir - com ou sem tréguas de São Pedro ;-)

Sem comentários: