quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Viver ou Sobreviver...

Se eu estivesse na fase terminal de uma doença ou fortemente incapacitada e me recusasse a ser ligada a um ventilador ou a ser alimentada por um tubo, isso seria considerado prática de eutanásia?

E se eu não tivesse tido tempo de expressar o meu desejo e entretanto me ligassem às maquinas e eu exigisse que as desligassem, seria eutanásia?

Se isto fosse verdade, quem é que mandava? Quem é que "brincava de patrão"?

Há alguns minutos assisti na SIC ao programa Aqui e Agora, muito bem conduzido pelo meu querido Rodrigo Guedes de Carvalho... longe vão os tempos das nossas "amenas cavaqueiras"... mas não me vou dispersar...
Na Edição desta noite, o tema em debate foi a Eutanásia - esse "bicho papão" que continua a ser tabu para muito boa gente.
Em estúdio estavam:

Prof. Dr. João Lobo Antunes - Neurocirurgião e Prof. Catedrático;
Dr. José Gameiro - Psiquiatra e Doutorado em Psicologia e Saúde Mental;
Dr. José Manuel Pereira d'Almeida - Médico no IPO e Pároco em Lisboa;
Dra. Paula Lobato Faria - Jurista e professora Universitária na Escola Superior de Saúde Pública

Todos sabemos que o tema está por demais ligado aos círculos eleitorais. O partido Socialista prepara-se para levar a congresso o tema, propondo um eventual referendo sobre a questão.

O Debate urge!! E como urge...
Como referendar o tema se há quem publicamente questione se "os países desenvolvidos já tem cura para a eutanásia?". Quero acreditar que temos cura para a ignorância, pelo menos!

Haverá diferença entre matar e deixar morrer?
O que é "ajudar a morrer"?
O que é afinal, a Eutanásia?
E a Morte Assistida? (Será aquela a que assistimos pela TV em cenários de guerra quando não vamos a tempo de mudar o canal?)
E o Suicídio Assistido? (Lembro-me de um colega de faculdade que se suicidou em plena hora de almoço no átrio da Faculdade... infelizmente assisti)
O que é a suspensão do Suporte Básico de Vida?

Será que ninguém percebe que importa explicar... que importa ensinar... que importa instruir?!
Avancemos sem medos!

Não importa se sou a favor ou contra. Não é isso que está em causa.

Deixemo-nos de hipocrisias!!
O Rodrigo Guedes de Carvalho questionava há pouco, a propósito de uma intervenção via e-mail, de um espectador que dizia ter trabalhado com um médico que ajudou muita gente a morrer e que jamais o denunciaria, o Prof. Dr. João Lobo Antunes: "pratica-se Eutanásia em Portugal?"
Lobo Antunes apressou-se a responder: "que eu saiba, não!" (...) "no sentido em que ocorre na Holanda não!" (...) "apreciei a expressão "ajudar a morrer".
"Já ajudou a morrer?" indagou o Rodrigo.
"Já, já ajudei a morrer, já ajudei a dar uma boa morte, sem sofrimento. Eu tenho ajudado as pessoas quando não prossigo com o pugilismo clínico no combate cerrado à doença", respondeu o neurocirurgião.

Estamos a falar do quê?!
Já chamávamos os "bois pelos nomes", não?!


http://videos.sapo.pt/yUD5jP8FhVN9THb1LFAv
Direito a Morrer - Doente terminal defende a eutanásia
Sic Notícias - 09 de Outubro de 2006

Frases que me ficaram na altura:
(...)"tenho medo da vida, daqui para a frente...tenho medo de sofrer... de perder a minha dignidade" (...) "Tenho o direito de dizer: Já Chega." (...) "Não considero a eutanásia como um suicídio, considero como caridade cristã." (...) " amargura-me não poder decidir quando desistir. sinto que ninguém pode decidir por mim".
E que dizer da frase:"pensem no que é viver, à espera de morrer, em sofrimento".

Não sei o que é feito da Ana... não sei se ainda está neste lado.
O que sei, é que já passaram mais de 3 anos e está tudo na mesma... Tudo, menos a Ana... onde quer que esteja.


Ramón Sampedro era um espanhol, galego, tetraplégico desde os 25 anos, que solicitou à justiça espanhola o direito de morrer, por não mais suportar viver. Ramón Sampedro permaneceu tetraplégico por 29 anos.A sua luta judicial demorou cinco anos. O direito à eutanásia activa voluntária não lhe foi concedido, pois a lei espanhola caracteriza este tipo de acção como homicídio.Com o auxílio de amigos planeou a sua morte de maneira a não incriminar sua família ou seus amigos. Em Novembro de 1997, mudou-se de sua cidade, Porto do Son/Galícia-Espanha, para La Coruña.
Tinha a assistência diária de seus amigos, na medida em que não era capaz de realizar qualquer actividade devido a tetraplegia. No dia 15 de Janeiro de 1998 foi encontrado morto, de manhã, por uma das amigas que o auxiliava.
A autopsia indicou que a sua morte foi causada por ingestão de cianureto.
Ele gravou em vídeo os seus últimos minutos de vida. Nesta fita fica evidente que os amigos colaboraram colocando o copo com um canudo ao alcance da sua boca, porém fica igualmente documentado que foi ele quem fez a acção de colocar o canudo na boca e sugar o conteúdo do copo.

A história, ao contrário da de Ana, deu a volta ao mundo... deu lugar ao filme Mar Adentro... ganhou Oscares...
E Ramón Sampedro ganhou ou perdeu?!

Eutanásia, será pecado?!
"Let me go to the house of the Father" disse o Papa depois de recusar voltar ao Hospital... É impressão minha, ou o Papa João Paulo II abriu um precedente na Igreja Católica?!

Os que me conhecem, sabem que odeio sofrer e que pago para não sofrer. Não faz sentido, quando há outras opções.
Quero Viver e deixar Viver os que Amo e os que me Amam... Com dignidade, Sempre!

Sem comentários: