domingo, 2 de dezembro de 2007

Luta Contra a Sida



Não sou grande fã do conceito de "Dia Mundial", porque acho que todos os dias devem ser Dias Mundiais.
Dias em que temos de ter sempre presente a importância do mundo em que vivemos e dos que neles (co)habitam.
Ontem assinalou-se o "Dia Mundial de Luta Contra a Sida" - este enorme flagelo que nos pode tocar a todos, se não estivermos atentos, se não nos prevenirmos. Tal como dizia o slogan, há uns anos, "a Sida não acontece só aos outros".
No outro dia, lia um artigo sobre o HIV e deparei-me com estas imagens...
Confesso que chego a duvidar do efeitos práticos, pois isso prende-se com muitas outras coisas que vão muito para além da publicidade.
Estas imagens são extremamente fortes. Remetem-nos para os nossos medos próprios de um verdadeiro pesadelo, tornando-as imagens potentíssimas e acredito que, por isso, inesquecíveis. O grande medo é o impossível tornar-se realidade.
O slogan da campanha é o seguinte “Sem preservativo, é com a Sida que você faz amor. Proteja-se.”

2 comentários:

Helder Gomes da Silva disse...

O pior é que, ao contrário do que muitos dos velhos do restelo diziam, que nunca acontecia a homens "normais" e que era uma doenças de homosexuais, hoje é uma doença de heterosexuais e onde os homens "bem casados" e as suas mulheres é que são, cada vez mais os atingidos. Talvez porque os homesexuais, mesmo sendo "estranhos e diferentes" aprenderam como se proteger e apenas os homens tacanhos acharam que era uma doença que apenas pertencia aos outros. Infelismente penso que no nosso pais esta doença só poderá estar controlada se, em primeiro lugar, quem a tem, decida informar o companheiro e passar a ter relações com controlo, em segundo lugar, quando existir uma mudança de mentalidade (que é a ultima coisa a mudar).

NG disse...

Essa é que é essa!
É muito complicado mudar a metalidade das pessoas. Mais depressa "entra um camelo no buraco da agulha".