segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Nas Teias da Cimeira...


Cinco presidentes e 15 primeiro-ministros europeus. Trinta e cinco presidentes e 12 primeiro-ministros africanos. Lisboa recebeu este fim-de-semana a maior cimeira alguma vez realizada no país.
Mais de três mil polícias garantiram a segurança dos participantes. O encontro entre a Europa e África custou a Portugal, qualquer coisa como, 10 milhões de euros. Medo... muito Medo!!
Mais de 3250 polícias, 187 motos e 123 carros foram utilizados pelas autoridades portuguesas, entre sexta-feira e domingo, para acompanhar e garantir a segurança das altas individualidades que viajaram até Portugal.

Por tudo isto...

Quem circulou por Lisboa, este fim-de-semana, bem pode aguardar por alguns momentos de espera na estrada. Eu aguardei... ;-(
A zona onde isso se fez sentir com mais intensidade foi no Parque das Nações, onde estavam reunidas todas as individualidades para a Cimeira.
No sábado, entre as 19h30 e as 20h30, houve também condicionamento no Cais do Sodré, Av. 24 de Julho, Av. da Índia e Calçada da Ajuda, na Av. da Liberdade, Rossio, blá, blá blá...
O Presidente da República ofereceu um banquete às delegações estrangeiras no Palácio da Ajuda.
Eu, bem mais humilde, tinha jantar marcado em Alfama. Sou muito povo! Gosto das coisas puras, simples... Ok, eu confesso que também tenho gostos requintados, contento-me com o melhor! Eh, Eh, Eh... Mas isso agora, não interessa nada!!

A verdade é que fui apanhada nas "teias da cimeira"...
Eu e a minha recente amiga C., a minha co-piloto de todas as horas, lá estivemos em amena "cavaqueira". Ela insistia em conduzir-me pelo percurso mais curto - tudo em prol da minha pontualidade, condenada desde o início. Mas sabem que mais?!
Valeu bem a pena! ;-)
P.S. - Pelo meio lembrei-me do meu Amigo P. (do Sr. do "nome esquisito") - "uma bomba atómica"!!!

5 comentários:

Helder Gomes da Silva disse...

Li no Jornal gatuito "Sexta" o seguinte comentário, de José pedro Gomes, que estou totalmente de acordo:
"Sabe que quase todo o açúcar que consome é feito hoje em dia na Europa? Mas como, se não há cana-de-açúcar na Europa? É simples: o açúcar que consumimos na Europa é feito de beterraba. Porquê, se a cana-de-açúcar é muito mais indicada para se extrair o açúcar dela? Porque, como não temos cana na Europa mas temos beterraba, tornou-se mais barato fazer açúcar da beterraba. Mas como é que se tornou mais barato? Com subsídios da Comissão Europeia. De tal maneira que, se hoje quiser comprar açúcar «verdadeiro» (de cana) paga bastante mais. Sabe como os agricultores do norte da Europa chamam à beterraba? Ouro branco. Porquê? Porque é uma cultura que é paga a peso de ouro, com os subsídios. Sabe agora, portanto, que os subsídios os nossos agricultores para a beterraba estão a falsear o preço do açúcar e a matar a concorrência com os países produtores de açúcar de cana.
Como o país dele é miserável, há ciclicamente o envio de ajudas em dinheiro em acções humanitárias. São subsídios que nós pagamos a eles porque os subsídios que pagamos aos nossos agricultores matam a agricultura deles…
Fiquei também a saber por esse programa que quando os governantes desses países tentam taxar a entrada de produtos europeus para com esse dinheiro promover outras políticas são ameaçados por diplomatas europeus que lhes dizem que com taxas não haverá mais acções humanitárias…"

Anónimo disse...

Fico contente em saber que em pleno trânsito se lembra da "bomba atómica"...é sinal de que não é uma ideia assim tão descabida quanto a quiseram "pintar" no dia em este Seu Amigo a pronunciou em plena formação... De vez em quando dá mesmo vontade de accionar um destes mecanismos contra aqueles utilizadores da via pública que a consideram como um corredor de centro comercial em fim-de-semana de antes do dia de Natal! É a vida...e como dizia um professor académico " Cada país tem o sistema político, e a sociedade que merece". Correlacionando esta perspectiva com o tema "Nas Teias da Cimeira", aqui se verifica que quando algo de tão extraordinário como um conjunto de figuras públicas (e políticas) dos seus respectivos países vem a Portugal, parece que este nosso país "à beira-mar plantado" se transforma. É a velha máxima de que " Não é preciso ser, é necessário sim transparecer".

Helder Gomes da Silva disse...

Quanto ao P.M.(o do nome estranho), só tenho uma frase dita por Mahatma Gandhi:
"olho por olho e o mundo vai acabar cego!"
Se todos pensassem como tu, P.M., já estariamos todos mortos.

P.M. disse...

Sr. HGdS, se todos fossem como eu, a estradas portuguesas não seriam as mais mortíferas da europa.
"Quem não tem gato, caça com cão"
Mahatma Ghandhi foi um dos maiores pacifistas do mundo, mas a sua vida acabou com base em violência...curiosidades!

NG disse...

Mas que algazarra vem a ser esta no meu humilde blogue?
Vocês entedam-se!
Que fique claro que a bomba atómica era figurativa, ok?
E sim, lembro-me muitas vezes de vocês ;-)
Beijos aos dois e ao resto da malta