domingo, 26 de abril de 2009

EDP - Campanha Institucional...


Sob o mote "Quando projectamos uma barragem, projectamos um futuro melhor", esta campanha multi-meios - televisão, cinema, imprensa, rádio, mupis, internet e edifícios EDP -, visa divulgar o compromisso do Grupo na defesa do ambiente e melhoria da qualidade de vida das populações.

O conceito utilizado para a sua criação foi simples, original e impactante. Utilizou-se a barragem como ecrã gigante, projectando imagens que demonstrassem o que a EDP vai fazer pela natureza e pelo bem-estar das pessoas.

Denominada "Projecções", esta campanha terá a duração de cinco semanas e procura relacionar a construção de cada barragem com um futuro melhor para as pessoas.


Totalmente criada e interpretada por Paulo Gonzo, propositadamente para esta campanha, a canção "Espelho (De Outra Água)" será utilizada nos anúncios de televisão. Já na rádio, o tema será acompanhado por sons da natureza.

A criação ficou a cargo da McCann Ericksson (concepção) e da Krypton (produção), que recorreram a um conjunto de meios invulgar no panorama da publicidade nacional.

Para a realização desta campanha, foram filmadas e fotografadas diversas espécies animais, bem como oito barragens de todo o país. No caso das filmagens, que decorreram na Serra do Gerês, Serra da Estrela e barragem de Castelo de Bode, a operação envolveu cerca de 60 pessoas em cada um dos cinco dias de duração. Além dos planos no local, a equipa de produção sobrevoou quase toda a extensão do Zêzere.

Uma das cenas do filme revela um pontão, construído propositadamente para o efeito, que no final, foi deixado no local, a pedido da Junta de Freguesia da Aldeia do Mato, para utilização pela população.



Making Of

As filmagens de espécies - duas Águias de Bonelli, um Abutre do Egipto, uma Lontra, três Lobos, um Bufo Real e 40 Trutas - envolveram diversas peripécias em quase todos os casos.

Filmada na Cascata do Arado, no Gerês, longe do seu habitat original, a lontra não quis abandonar o local. Para isso, foram precisas seis horas e quatro pessoas.

No caso das águias, uma desapareceu do local das filmagens. No entanto, após 1000 metros, tornou possível a sua recuperação pelos tratadores.

Os lobos, descendentes de uma raça apurada na República Checa que cruzou lobos com cães, apesar do seu ar feroz, revelaram-se bastante amigáveis.

Por fim, as trutas, apesar de libertadas num rio da Serra da Estrela, preferiram permanecer sempre perto da câmara, o que facilitou a obtenção dos planos de imagem desejados.CD da campanha é CO2 free"Quando projectamos uma barragem, projectamos um futuro melhor".

Seguindo o mote da nova campanha "Projecções", a EDP, através da certificação e-mission neutral, neutralizou todas as emissões de carbono resultantes da gravação, produção e distribuição de um CD com o tema "Espelho (De Outra Água)", de Paulo Gonzo.

Para saber mais, clique aqui.

Sem comentários: