domingo, 21 de junho de 2009

Lisboa Bike Tour 2009...



Mãe , Pai - estou aqui!!!!

O dia começo bem cedo... depois de uma noite nada dormida...
À hora combinada, lá estava eu, devidamente equipada para a grande aventura.

Desde sempre que a oportunidade de atravessar a Ponte Vasco de Gama me cativou. É uma sensação de libertação. Confesso que por vezes dou por mim a atravessar a ponte e voltar. É uma lufada de ar fresco... Gosto!

Há muito que dizia que ia participar numa edição do Lisboa Bike Tour, e eis que o dia chegou!!
Nada como um belo grupo para ajudar à boa disposição - B., H.P., J. e marido, A.E., M.A. T.M. e V.M. - o que nos rimos!!

Equipada a rigor, lá fui eu!
Confesso que terminei a prova muito orgulhosa de mim, longe de ter a preparação física em dia, a coisa fez-se com relativa facilidade.

A bicicleta é gira, coube no bólide à primeira, e a experiência fantástica!! Mais uma experiência a repetir ;-)

A quem tenciona vir a participar numa próxima edição do Lisboa Bike Tour deixo aqui alguns conselhos:

1. - A prova deste ano decorreu num dia de num dia de muito calor, tal como aconteceu em 2008.... por isso nada como levar um protector solar.... afinal, há que contar com algum tempo de espera até que a prova se inicie... e como a Ponte Vasco da Gama não é coberta, mais vale prevenir do que remediar ;-)

2. - Aconselho ainda que levem umas garrafinhas de água congelada... ela descongelará de forma natural e gradualmente poderão deliciar-se com água fresca, e não com cházinho ;-)

3. - Quem chegar mais cedo, mais à frente ficará para partir.... quem chegar mais tarde fará pelo menos mais uns 2 Km´s, pois fazer uma distribuição de 7.500 bicicletas, não ocupa o mesmo espaço de 7.500 pessoas....quando os últimos partirem já muitos terminaram os 13 Km´s de prova.... Convenhamos que tivemos uma sorte... Fomos dos primeiros, mesmo assim e sem ter muito que esperar, mas também, éramos VIP's ;-)

4. - Levem um apoio de gel para o selim (eu levei) ou uns calções próprios de ciclista, sobretudo quem não está habituado a andar de bicicleta não convém esquecer.... vão ver que no dia a seguir estarão muito melhor....

De resto, nada como levar kilos de boa disposição e aproveitar a paisagem, pois não é todos os dias que podemos passar a Ponte Vasco da Gama de bicicleta..... e desfrutar.

Claro que tirei fotos, mas havia dúvidas?!

Mas a verdade, é que tudo é bom quando acaba bem, o que não foi o caso, pelo que deixo aqui algumas críticas:

Durante a prova, fiquei indignada com uma situação, a falta de assistência médica. A única ambulância que vi no tabuleiro da ponte, estava próxima do "palco" da RTP, onde teve início a prova...

Talvez por isso, não se conseguiu evitar que um dos participantes tivesse morrido de ataque cardíaco, em pleno tabuleiro da Ponte Vasco da Gama.

Quando passei por este participante, ele estava a ser assistido por uma socorrista da C.V.P., enquanto outro participante solicitava apoio do INEM.
Face ao exposto, eu a a H.P. decidimos seguir pedalando, até que depois de muito pedalar, encontramos a J. e o marido que parados na berma da ponte apreciavam o cenário.
Juntos comentamos o incidente que havíamos visto.

Na altura, recordo-me de ter comentado "ainda não vi nenhuma ambulância. De facto, se acontece qualquer coisa grave, bem que uma pessoa pode morrer aqui". Todos concordámos neste ponto.

Quando retomámos a nossa marcha - leia-se - pedalada, chega então uma ambulância do INEM (e o desfibrilador) - seguramente, vinte minutos depois de comunicada a ocorrência. Todos comentamos o facto.
Ninguém me contou. Eu vi!! Nós vimos!!

Ainda durante a travessia pelo tabuleiro, eu e a H.P. tivemos oportunidade de comentar e manifestar a nossa indignação: Mas então um acontecimento desta natureza, que envolve mais de 8500 participantes não tem uma ou duas ambulâncias no local de prevenção a qualquer eventualidade?

Possivelmente , a vítima poderia não ter salvação mas um evento como este deveria estar melhor organizado e preparado para todas as eventualidades. Aparentemente a ambulância do INEM fez o seu percurso pelo percurso das bicicletas (sentido Lisboa - Montijo) em vez de o fazer pelo corredor que supostamente estava fechado para o efeito.

Fiquei revoltada quando soube da morte deste participante, que tal como eu, só queria divertir-se. É certo que não sei se tem antecedentes cardíacos, mas atendendo à grandeza da prova, a falta de assistência atempada foi indiscutível.

Tendo em conta o calor que exista em cima da ponte, e a falta de condição física de muito dos participantes, também não se admite que não existissem locais de distribuição de água em nenhum ponto do percurso. O único ponto em que se distribuía água, era já depois do fim do tabuleiro, junto à saída em direcção ao Parque da Nações. (ainda assim, fica a nota positiva para o auto-tanque dos bombeiros que no meio do tabuleiro nos deu um duche - que fez as delícias de todos, excepto na parte em que o protector solar escorregava para os olhos... )

Como se isso não bastasse, ainda presenciei um "atropelamento" provocado por elemento da organização, que numa viatura da Skoda literalmente atirou ao chão um dos participantes, depois de ter tocado em dois...

A organização (Grupo Sportis e o Instituto da Droga e Toxicodependência) do evento deixa muito a desejar!!! Há coisas mais importantes que a Qualidade das Bicicletas...

Confesso a minha revolta!!!

P.S. - Parabéns H.P. - estiveste em grande!! Ninguém diria que estás em pleno ciclo de sessões de SPA.... Se não fosse a "je" a impor paragens, estavas como a B...

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho muito mal não falar da claque de apoio!