sábado, 28 de março de 2009

Apagão pelo Planeta



Campanha oficial Hora do Planeta

É já esta noite. Cerca de 3.000 cidades em todo o mundo apagarão as luzes às 20h30, durante uma hora, em defesa do meio ambiente.
Apaguem as luzes. Às 20h30 de hoje, muitos dos monumentos de Lisboa, Tomar, Águeda, Almeirim, Guimarães,Coimbra, Vila Nova de Famalicão e Funchal ficarão às escuras por 60 minutos. Estas são as cidades portuguesas que, pela primeira vez, aderiram ao "Apagão", considerada a maior campanha mundial em defesa do planeta.

O gesto simbólico visa alertar os líderes políticos de todo o mundo, que se reúnem em Dezembro em Copenhaga, para a necessidade de adopção de medidas eficazes contra as alterações climáticas. A iniciativa é da organização não governamental WWW-Fundo para a Vida Selvagem.

Este ano, pelo menos 84 países aderiram à " Hora do Planeta". Espera-se a participação de mil milhões de pessoas em todo o mundo.

Em Lisboa vão ficar às escuras o Cristo-Rei, a Ponte 25 de Abril, o Palácio de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Castelo de São Jorge, os Paços do Concelho, o Museu da Electricidade e o Centro Cultural de Belém (neste caso, durante apenas 15 minutos).

Nos Jardins da Torre de Belém, entre as 20h30 e às 21h30, o músico André Sardet actua num concerto acústico, aberto ao público e gratuito, pela "Hora do Planeta".

Em Tomar, serão o Convento de Cristo, a Ponte do Flecheiro, a Igreja de N.S. da Conceição e o edifício da câmara municipal. Em Águeda, para além dos Paços do Concelho, o apagar das luzes estende-se às piscinas municipais, ao Mercado e ao Fórum Municipal da Juventude.

Em Coimbra, destaca-se a torre da Universidade. Em Vila Nova de Famalicão, o Mosteiro de Lamdim, a Casa das Artes, o Museu Bernardino Machado e a Casa de Camilo.

Mas apesar dos esforços da organização, no caso de Portugal o êxito da iniciativa está ameaçado pelo jogo de futebol com a Suécia para o Mundial. É difícil acreditar que milhares de portugueses estejam dispostos a apagar a luz com o jogo a dar na TV.

Por outro lado, há quem tema a ocorrência de efeitos perversos desse gesto simbólico, estando a circular um e-mail contra a iniciativa, alertando para os alegado riscos de um desequilíbrio de todo o sistema das redes eléctricas. Segundo a mensagem que teve origem em Portugal, "a interrupção do consumo eléctrico por parte de milhões de pessoas a uma hora prefixada poderia ser prejudicial ao funcionamento dos hospitais, metropolitano, aeroportos e sistema bancário".

Na primeira edição da "Hora do Planeta", em 2007, apenas a cidade de Sidney, na Austrália, aderiu à iniciativa. Em 2008, foram já 35 países e 370 cidades.

P.S. - O que depender de mim... estará apagado!

Sem comentários: