quarta-feira, 11 de março de 2009

Purim


Quem me conhece sabe que, desde sempre, me interesso por religião, o suficiente para não morrer estúpida. O q.b. para não ser fanática. O essencial para ser Feliz e viver em Paz!

Por isso, e porque há minha volta há quem o celebre, aqui fica mais uma celebração judeica.

O Purim, este ano celebra-se segunda-feira à noite, 9 de Março e terça-feira 10 de Março, durante o dia.

Significado

Origina-se da palavra "Pur", sorteio. Referente a data em que Haman sorteou e marcou para o aniquilamento de todo o povo judeu. Na verdade, transformou-se na data de sorte do povo judeu, quando então foi salvo e saiu-se vitorioso. Esta data marcou para sempre o dia em que comemora-se com grande alegria a festa de Purim.

Preceitos

Leitura da Meguilá - deve-se ouvir duas vezes a leitura da Meguilá de Ester: uma na noite de Purim ( segunda-feira, 9 de março) e a outra pela manhã (terça-feira, 10 de março).

Mishlôach Manot - envia-se alimentos a pelo menos um amigo no decorrer do dia de Purim que devem ser de duas espécies (fruta, massa e/ou bebida), prontos para consumo e entregues através de um mensageiro.

Matanot Laevyonim - doa-se uma certa quantia em dinheiro para pelo menos dois carentes no decorrer do dia de Purim. Caso não se encontre ninguém nestas condições, a doação deve ser colocada em uma caixinha de tsedacá.

Refeição Festiva - Uma refeição festiva é realizada ainda durante o dia de Purim e deve conter pão, vinho e carne.

Costumes

Reco-reco - Toda vez que o nome de Haman (acompanhado de um adjetivo) for mencionado durante a leitura da Meguilá, faz-se barulho com o reco-reco ou outros instrumentos sonoros.


Fantasia

Purim é uma festa feliz e fantasiar-se é uma maneira alegre e divertida de aumentar ainda mais a alegria do milagre ocorrido. Existem dois tipos de milagre: aquele que é óbvio e aquele que está oculto pela Natureza. Purim pertence a segunda categoria. O facto dos Judeus se fantasiarem serve para reafirmar que a Natureza nada mais é além de uma "fantasia" da mão Divina.

Proibições

É proibido jejuar em Purim. Reserva-se o dia, ou grande parte dele, para realizar todas as mitsvot referentes à festa. Qualquer trabalho desnecessário deve ser evitado ao máximo.
P.S. - Happy Purim para ti ;-)

Sem comentários: