segunda-feira, 9 de março de 2009

Utilidade Pública...

Diz-se por aí que...

O Cartão de Cidadão é um documento de cidadania. Como documento físico, permite ao cidadão identificar-se presencialmente de forma segura.
Como documento tecnológico, permite-lhe identificar-se perante serviços informatizados e autenticar documentos electrónicos.

O Cartão de Cidadão é um projecto dinamizador da modernização da Administração Pública.
Na sua dimensão agregadora, junta num só documento as chaves indispensáveis ao relacionamento rápido e eficaz dos cidadãos com diferentes serviços públicos.

O Cartão de Cidadão é um projecto amigo do desenvolvimento tecnológico. Na sua vertente digital, promove o desenvolvimento das transacções electrónicas dando-lhes a segurança da autenticação forte e da assinatura electrónica.

Do ponto de vista físico, o Cartão de Cidadão terá um formato "smart card" e substituirá os actuais Bilhete de Identidade, Cartão do Contribuinte, Cartão de Beneficiário da Segurança Social, Cartão de Eleitor e Cartão de Utente do Serviço Nacional de Saúde.

Do ponto de vista visual, o cartão exibirá, na frente, a fotografia e os elementos de identificação civil. No verso, terá os números de identificação dos diferentes organismos cujos cartões agrega e substitui, uma zona de leitura óptica e o chip.

Do ponto de vista electrónico, terá um chip de contacto, com certificados digitais (para autenticação e assinatura electrónica), podendo ainda ter a mesma informação do cartão físico, completada por outros dados, designadamente a morada.

O Cartão de Cidadão possibilitará um Sistema de Relacionamento Multicanal, através dos seguintes meios:

- Canal Internet / Portal do Cidadão: o acesso à realização de serviços electrónicos pelos cidadãos possibilitado pelo cartão terá no Portal do Cidadão, um canal privilegiado na interacção desmaterializada com o cidadão através da disponibilização de novos serviços online, designadamente a compra de casa e a alteração de morada só possíveis recorrendo à autenticação forte. Neste contexto, o Portal do Cidadão suportará ainda o conceito de “single sign-on do cidadão no seu relacionamento com a Administração pública;

- Canal telefónico / Contact Center: este canal permitirá ao cidadão obter serviços pelo telefone, utilizando para a sua identificação e autenticação as chaves de acesso (“one-time-password”) obtidas através do cartão do cidadão e respectivo leitor;

- Canal presencial / Lojas do Cidadão / Outros: o Cartão de Cidadão interagirá com outros projectos, nomeadamente na área do atendimento, concretizando assim a visão de integração de back-offices e de canais de atendimento subjacente ao conceito de Balcão Único.

Mais umas notas...

Os Menores de 12 anos têm sempre de estar acompanhados por um Maior - pais, avós, irmãos ou quem exerce o poder paternal.

Documentos necessários:

- Bilhete de Identidade (apresentação obrigatória);
- Cartão de Contribuinte;
- Cartão de Segurança Social;
- Cartão de Utente;
- Cartão de Eleitor;
- Cartão de Outro Subsistema de Saúde;
- Morada completa - Código Postal.

Para evitar filas, os senhores sugerem: a utilização do serviço de agendamento de pedidos de emissão do Cartão de Cidadão.

Através do telefone 21 723 12 37 (dias úteis, das 09:00h às 18:00h) ou do e-mail agendamento.cc@lojadocidadao.pt, os cidadãos que necessitem de solicitar do novo documento de identificação poderão agendar o dia, a hora e o local de atendimento, sendo que este serviço funciona apenas para as Lojas do Cidadão de Laranjeiras, Restauradores ou Odivelas, e não para as conservatórias ou balcões especialmente criados para a emissão do Cartão de Cidadão, que poderá encontrar na página Atendimento.

Para agendar a data do seu atendimento terá que telefonar ou enviar um e-mail, indicando:

- Nome Completo;
- Data pretendida;
- Hora pretendida;
- Qual a Loja do Cidadão pretendida (Laranjeiras, Restauradores ou Odivelas);
- Número de telefone.

A confirmação do atendimento será fornecida ao cidadão até 24 horas após a recepção do pedido, através do e-mail ou telefone facultados.

Agradece-se que, em caso de desistência da marcação, se informe por telefone ou e-mail, para dessa forma não prejudicar outros cidadãos e tornar a prestação do serviço o mais eficaz possível.

No dia marcado, o cidadão deverá deslocar-se à Loja para a qual fez o agendamento. Nessa altura:

Dirija-se ao Posto de Informações;
Comunique que tem um agendamento para pedido do Cartão de Cidadão;
Confirmado o agendamento, ser-lhe-á entregue uma senha para atendimento.
Este serviço de agendamento foi criado a pensar no seu conforto, pelo que desde já agradecemos a colaboração e solicitamos que não utilize a linha telefónica e o e-mail referidos para outros fins que não os de marcação de agendamento.
Em caso de dúvidas sobre o Cartão de Cidadão, recordamos que poderá contactar os Serviços de Atendimento ou consultar a informação no Portal do Cidadão.

Nota - este serviço só dispõe de agendamentos para o Mês de Junho... se precisar do cartão do cidadão asap, como era o meu caso... temos pena - ou aproveita e tira um dia de férias, ou tira um dia às férias, ou aproveita uma folga, ou balda-se ao trabalho ;-)

Mais simplex é impossível!!

Estas e outras informações podem ser obtidas em: http://www.cartaodecidadao.pt/

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