sexta-feira, 20 de março de 2009

Visitas Reais...

Chegaram dia 16 de Março...

Os Reis Abdullah II e Rania da Jordânia, iniciaram uma Visita Oficial a Portugal, a convite do Presidente da República e da Dr.ª Maria Cavaco Silva.
Abdullah II bin al-Hussein é o actual rei da Jordânia, desde a morte de seu pai, rei Hussein em 7 de fevereiro de 1999.

Actualmente o rei Abdullah II tem uma política pró-ocidental, o que tem trazido alguns investimentos estrangeiros ao país, apesar deste não ter petróleo, é a favor da paz com Israel e desde o tratado que os dois países assinaram em 1994 têm ocorrido poucos conflitos na fronteira entre os dois países. Grande parte da população de seu país é descendente de palestinos incluindo sua mulher a rainha Rania da Jordânia que estudou no Reino Unido.

No dia 10 de Junho de 1993 casou com Rania Al-Yasin, mãe dos seus quatro filhos: Príncipe Hussein (28 de Junho de 1994), Princesa Iman (27 de Setembro de 1996), Princesa Salma (26 de Setembro de 2000) e o Príncipe Hashem (30 de Janeiro de 2005)

À chegada ao Palácio de Belém, o Monarca jordano recebeu honras militares.

Que elegância...

Linda de morrer... a rainha, naturalmente!

Os dois casais estiveram reunidos, antes do início do encontro entre o Presidente da República e o Rei da Jordânia.

Na cusquice... de que terão falado?!

Os dois Chefes de Estado prestaram declarações aos órgãos de informação.

«Esta visita contribui para um salto qualitativo significativo nas relações entre os dois países. Verificámos que as autoridades jordanas estão empenhadas em fortalecer estas relações», disse o chefe de Estado aos jornalistas.
Considerando a Jordânia «um país com papel central no Médio Oriente», «um exemplo de tolerância, estabilidade e segurança», Cavaco garantiu que «os portugueses têm muito interesse em ouvir as palavras do rei».

Por sua vez, Abdullah II reforçou a importância do aumento das relações bilaterais entre os dois Estados: «Viemos com uma forte delegação empresarial para fortalecer os laços com Portugal. Estamos muito entusiasmados com uma cooperação futura.»

Tal com em Fevereiro de 2008, quando Cavaco Silva se tornou o primeiro Presidente da República a visitar a Jordânia, durante esta segunda e terça-feira serão assinados vários acordos em áreas como a educação, ciência e economia.

Para «aumentar os fluxos comerciais e de conhecimento» entre os dois países, é necessário «encontrar novas formas de negócio», de acordo com Cavaco Silva, que aconselhou os empresários portugueses a interessarem-se «tanto pelo mercado interno da Jordânia» como «pela plataforma que este país pode significar para outros do Médio Oriente».

O chefe de Estado recordou ainda que, desde a sua visita à Jordânia, «o mundo entrou em crise», justificando desta forma o facto de vários acordos assinados na altura e dos investimentos consequentes não terem avançado significativamente. «É necessário manter a pressão política para estes projectos avançarem mais rapidamente», afirmou.

A Foto de Oficial...

Depois das honras militares e das fotografias da praxe, os quatro tiveram uma pequena conversa informal à qual se seguiu uma reunião entre Cavaco e Abdullah II. Entretanto, Rania e Maria Cavaco Silva seguiram para o Museu Nacional dos Coches.

Os dois casais almoçaram, a sós, na residência do Palácio.

Sem comentários: