sexta-feira, 20 de março de 2009

Prémios Norte-Sul do Conselho da Europa...

Depois do almoço, os reis da Jordânia foram recebidos no Parlamento: Abdullah II reuniu-se com Jaime Gama e alguns representantes dos partidos, enquanto Rania foi homenageada com o prémio Norte-Sul do Conselho da Europa, juntamente com o ex-presidente Jorge Sampaio.

Raina Al Abdullah "tem dedicado uma parte importante da sua vida às causas das crianças e das mulheres de meios mais desfavorecidos na Jordânia, através de instituições das quais foi fundadora, como a Jordan River Foundation e a Dar al-Aman", indica um comunicado do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa.


O organismo assinala que as actividades da Rainha da Jordânia "abrangem temas como a educação, saúde, direitos, segurança e ambiente" e que as suas acções sociais têm sempre presentes "o diálogo intercultural e a promoção de uma maior compreensão e tolerância em todo o mundo".

Em relação a Jorge Sampaio, o Centro Norte-Sul destaca que os seus mandatos presidenciais, entre 1996 e 2006, foram "marcados pela valorização de temas essenciais para o desenvolvimento da sociedade portuguesa", como a educação, o ensino superior e a ciência, a inovação empresarial, o desenvolvimento local e a cidadania.


O papel de Jorge Sampaio, enquanto presidente, no "estreitamento das relações" com os países de língua oficial portuguesa e os cargos internacionais que exerce, "nomeadamente o de enviado especial para a luta contra a Tuberculose e de Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações", são também referidos no comunicado.


Organizada pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa em cooperação com a Assembleia da República, a cerimónia de entrega do XIV Prémio do organismo conta com a presença do presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, do Rei da Jordânia, Abdullah bin Al Hussein, e do presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.


A secretária-geral adjunta e o presidente da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, Maud de Boer-Buquicchio e Lluís Maria de Puig, respectivamente, e o presidente do Conselho Executivo do Centro Norte-Sul, Claude Frey, estarão também presentes.


O Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, com sede em Lisboa, foi criado em 1990 com o objectivo de sensibilizar a opinião pública europeia para a diversidade e complexidade das relações entre a Europa e os países do Sul.


Desde 1995, atribui aquele prémio a duas personalidades, uma do Norte e outra do Sul, destacando o trabalho na protecção dos direitos humanos e no fortalecimento das relações Norte-Sul.

Jorge Sampaio é o terceiro português premiado, depois do antigo presidente da República Mário Soares, em 2000, juntamente com Marguerite Barankitse, do Burundi, e do antigo presidente da Assembleia da República António de Almeida Santos, em 2003, em conjunto com a sul-africana Frene Ginwala.


Peter Gabriel, Danielle Mitterrand, Graça Machel, Emma Bonino, Xanana Gusmão, Mary Robinson e Bob Geldof, foram outros dos agraciados com o prémio, que em 1996 foi entregue simbolicamente às mulheres argelinas.

Os últimos premiados foram Simone Veil e Kofi Annan.


O Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa é honorífico, sendo este ano da autoria do artista Lívio de Morais, que alterna com um autor do hemisfério norte, João Murillo.


Nervosos nós?! Nada disso...
«Eu e a minha esposa queremos associar-nos a essa homenagem, pelo contributo da rainha Rania para os direitos e liberdades das mulheres», congratulou Cavaco Silva.

Tomá lá Jorge! Tens lá espaço na estante?!


No seu discurso, a rainha Rania destacou o espírito português, que desde o século XIV busca por novos conhecimentos e culturas, lamentando que muitas vezes o que há de diferente entre as várias culturas sejam mais importante do que o que estas têm em comum.


A rainha concluiu o seu discurso com um apelo: «Quero que o povo de Portugal e da Jordânia sejam os novos exploradores do nosso tempo», referido pelo site «msn.noticias»

É que fica mesmo bem enquadrada...

O rei sentado, ouve a rainha que discursa em pé...

Simpatia e a elegância simples de Rania, que muitas vezes a remete para uma das personalidades mais bem vestidas do mundo, estiveram mais uma vez presentes nesta visita oficial dos reis da Jordânia a Portugal que terminou esta terça-feira.
Por falar em mais bem vestidas... a Prf. Dra. Maria Cavaco Silva usou o mesmo tailler, de manhã e à tarde... imperdoável.

Sem comentários: