terça-feira, 10 de março de 2009

Zedu na Tuga...


José Eduardo dos Santos chegou hoje (com o avançado da hora, há que repor a verdade - chegou ontem) a Lisboa.
O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, inicia esta terça-feira uma visita oficial de dois dias a Portugal, a convite do seu homólogo Cavaco Silva.

Os políticos e empresários dos dois países aguardam com "grande expectativa" a deslocação do estadista angolano a Portugal, pois julgam que a mesma poderá definir novos rumos nas relações de cooperação bilateral.

O presidente da Câmara de Comercio e Indústria Portugal/Angola, Carlos Baian Ferreira, vaticinou há dias, em conferência de imprensa, que a deslocação de Eduardo dos Santos a Portugal iria fechar com chave de ouro uma fase e abrir uma nova era nas relações economico-empresarial entre ambos os estados.

“O clima de estabilidade económica em Angola é uma garantia de que os investimentos efectuados nos dois países têm futuro”, observou o empresário, reiterando a máxima que sempre disse defender, segundo a qual a relação com Angola deve ser a médio e longo prazo.

O Presidente José Eduardo dos Santos será recebido terça-feira no Palácio de Belém pelo chefe de Estado português, Cavaco Silva, que oferecerá um banquete ao seu convidado, no Palácio da Ajuda.

O programa oficial da visita do estadista angolano a Portugal inclui também encontros com o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, e com o primeiro-ministro, José Sócrates.

À margem da visita do Presidente Eduardo dos Santos, cuja comitiva será integrada por vários membros do governo e empresários, decorrerá um seminário empresarial onde serão abordadas as oportunidades de negócios e as "estratégias de reforço" da cooperação entre Portugal e Angola.

A última vez que o Chefe de Estado angolano visitou Portugal foi em Dezembro de 2007, durante a Cimeira UE-África, evento que resultou numa nova parceria entre os países dos dois continentes, mas que teve um impacto mais discreto na relação bilateral.
P.S. - estarei atentas aos desenvolvimentos desta visita... o Banco de Fomento (CGD e SONANGOL) merece a minha atenção, mas devo confessar que estou muito mais concentrada na visita de outros Angolanos a Lisboa...
Uma visita de muito valor....

Sem comentários: