segunda-feira, 2 de março de 2009

Cenas que ficam...

A Vida es Bella, filme de grande sucesso mundial realizado em 1997 por Roberto Benigni, actor e realizador italiano. Nos papéis principais encontram-se Roberto Benigni (Guido), Nicoletta Braschi (Dora) e Giorgio Cantarini (Giosué).
Guido
é um jovem rústico que vem para a cidade com um amigo para se empregar como criado de mesa. Conhece e apaixona-se por Dora, uma professora que se encontra noiva dum fascista. Gradualmente, consegue conquistar o coração daquela a quem chama principessa, muito devido à sua espontaneidade, sentido de humor e romantismo. Numa noite em que vê o seu tio (Giustino Durano) ser ameaçado por anti-semitas, Guido enche-se de coragem e rapta Dora com o consentimento desta. Casam-se e geram um filho, Giosué.

Cinco anos depois, vivem humildemente como donos duma pequena livraria. Devido ao facto de serem judeus, Giosué, Guido e o seu tio são presos e levados para um comboio que os conduzirá para um campo de concentração. Como não deseja separar-se da sua família, Dora sacrifica-se e embarca no mesmo comboio.
Para evitar que o filho se aperceba dos horrores do campo de concentração, Guido cria todo um mundo de fantasia, explicando-lhe que estão num campo de férias e que toda a situação é um jogo com um prémio final original: um tanque de guerra.

Este foi um dos filmes mais lucrativos de 1997, tendo gerado alguma controvérsia por ter tratado de forma ligeira e mordaz o Holocausto.

Escrito, realizado e protagonizado por Benigni, este foi o filme que permitiu a consagração internacional do italiano não só como um cómico versátil mas também como um hábil e imaginativo contador de histórias.

Foi alvo duma grande campanha de difusão nos EUA onde o filme foi bem aceite, muito devido aos três Óscares que venceu: Melhor Banda Sonora Original (composta por peças magistrais da autoria de Nicola Piovani), Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Actor para Roberto Benigni que suplantou inesperadamente o favorito Tom Hanks. Surpreendido, Benigni protagonizou um dos discursos de aceitação mais exuberantes da História dos Óscares.
Da British Academy Awards recebeu os prémios para o Melhor Filme em Língua Estrangeira e o Melhor Argumento Original.
No Festival de Cannes, atribuíram-lhe o Grande Prémio do Júri e a Palma de Ouro.
No Festival Mundial de Cinema de Montreal, foi premiado com o People's Choice Award.
Para além destes prémios, foram-lhe atribuídos muitos outros que fazem de La Vita è Bella um marco na história do cinema.

"A Vida é Bela" é uma deliciosa fábula, e um hino à vida nos duros tempos da europa da Segunda Guerra Mundial, onde o nosso protagonista Guido, um homem inocente, terá que utilizar a sua imaginação e força de vontade para salvar as vidas daqueles que ama. Romântico, hilariante, surpreendente e comevedor, este filme é um dos mais belos momentos de cinema!

Sem comentários: