sexta-feira, 20 de março de 2009

Rainha Rania lança canal contra os estereótipos...

A Rainha Rânia da Jordânia lançou um canal no YouTube exortando os jovens a tomarem parte num diálogo global para desmantelar estereótipos do mundo muçulmano e árabe, de acordo com um comunicado de imprensa do Palácio Real citado pela agência Lusa.

Rânia prometeu trabalhar para acabar com esses preconceitos e disse querer que pessoas conheçam o verdadeiro mundo árabe «sem emendas, sem rasuras e sem filtros».

O canal do YouTube convida os espectadores a darem as suas opiniões sobre o Médio Oriente e a falarem das imagens estereotipadas que possam ter dos árabes e dos muçulmanos.


No comunicado divulgado pelo Palácio, Rania foi citada como tendo dito: «Quero que os jovens de todo o mundo vejam o lado pessoal da minha região, conheçam os lugares e deparem com os rituais e a cultura que forjaram a parte do mundo que eu chamo pátria».

Reino tradicionalmente conservador e de inspiração tribal, a Jordânia pretende imprimir um cunho de modernidade ao país que a destingue de outras nações árabes no Médio Oriente.
O YouTube é muito popular entre a juventude jordana, que constitui mais de metade do país com uma população de seis milhões de habitantes. Há um acesso fácil à Internet, ao contrário do que se passa noutros locais da região, designadamente na Arábia Saudita ou no Irão e na vizinha Síria.

«Num mundo onde é tão fácil ligarmo-nos uns aos outros, anda permanecemos muito desligados», disse Rânia na sua página da Internet. «Há todo um mundo maravilhoso lá fora que não podemos apreciar com estereótipos», acrescenta.

Rainha e Advogada

Rânia, de origem palestiniana, casada com o rei jordano Abdullah em 1993, promove e defende a educação, o financiamento do micro-crédito no quadro da luta para fazer sair o país da pobreza. É também uma advogada da protecção das mães e das crianças contra os abusos familiares e a promoção dos direitos das mulheres.

Juntamente com o rei Abdallah, ela é a ponta de lança de uma campanha para introduzir leis duras que imponham punições mais severas aos homens que matam mulheres das suas famílias por estas desobedecerem à vontade dos homens mais velhos do clã familiar - os chamados crimes de honra.

Em 2007, ela conseguiu reunir uma mãe palestiniana de Gaza com o filho, após 25 anos de separação, depois de o filho ter contado o seu pesadelo na Tv Jordana. A Rainha, ela própria mãe de quatro filhos, surpreendeu mais tarde os produtores do show, a audiência do estúdio e o filho palestiniano quando trouxe esta mãe ao programa para se juntarem.

O lançamento de Rania no YouTube surge numa altura de grande agitação no mundo muçulmano devido à divulgação do filme Fitna na internet, do político holandês anti-imigraçáo Geert Wilders que é visto como sendo insultuoso para o Isláo do profeta Maomé.

O filme, de 15 minutos, que mostra versos do Corão justapostos com cenas de violência e ataques terroristas por muçulmanos extremistas, atraiu a condenação das nações muçulmanas.

http://www.youtube.com/user/queenrania?blend=3&ob=4

Sem comentários: